-
Arquitetos: Sjöblom Freij Arkitekter
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Kyvik consiste em três partes distintas unidas por uma rigorosa estrutura de madeira exposta. Uma casa compacta de dois andares, uma estufa aquecida e um jardim emoldurado formam um todo articulado. Existem fortes conexões espaciais entre cada parte e o jardim circundante. Cada ambiente foi cuidadosamente estudado e projetado com base em sua função e possui qualidades espaciais específicas adaptadas às mudanças das estações e condições de luz.
A casa está organizada em dois níveis com vista para a paisagem circundante e para o jardim privado. A planta baixa foi projetada para fornecer espaços sociais generosos dentro de uma área limitada. O nível superior é composto por três quartos menores e um quarto compartilhado para as crianças, enquanto o nível inferior possui um quarto principal para os pais e uma sala de estar tipo galeria. Em conexão direta com a sala de estar está o grande jardim de inverno.
O jardim de inverno é totalmente envidraçado e a sala apresenta calefação parcial por meio do piso aquecido e do fogão à lenha. O espaço torna-se uma extensão da sala de estar e é usado de forma diferente dependendo da época. Nos meses mais quentes, funcionará como o ponto central da casa onde a família se reúne para as refeições, onde os vizinhos e amigos se encontram para tomar uma bebida e onde é possível fazer uma sessão de ioga pela manhã.
No inverno, ele se torna um local de contemplação. Um ambiente onde é possível ler um livro perto da lareira com privacidade. O jardim emoldurado é um espaço ao ar livre onde a rocha granítica se aproxima da casa formando um pátio tranquilo e privado com uma superfície coberta de pedra. Outras partes do jardim tornam-se mais abertas onde a grama, as árvores e as demais plantas prosperam.
O volume é construído a partir de uma estrutura de madeira com uma fachada de pinus de origem local e de alta qualidade, sem tratamento, o que fará com que ele envelheça ao longo do tempo e se misture à paisagem circundante. Internamente, a estrutura autoportante de madeira é exposta em determinados momentos para realçar as qualidades espaciais e táteis. As janelas também são feitas de madeira, mas tratadas com um óleo natural.